CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

AGUARDEM O PRÓXIMO CONVIDADO

sábado, 20 de novembro de 2010

Seminário Solidário discute “Os caminhos do Jornalismo e da Publicidade”

Seminário irá discutir os caminhos traçados por profissionais de jornalismo e publicidade, além de arrecadar alimentos para doação.

Na próxima terça-feira, dia 23 de novembro será realizado no Auditório do Edifício Nobre da Faculdade da Cidade do Salvador às 19h o Seminário Solidário com o tema “Os Caminhos do Jornalismo e da Publicidade” que tem como principal objetivo discutir, apresentar e esclarecer os caminhos traçados por profissionais da área de Jornalismo e Publicidade, com realização dos alunos do 2º semestre – Noturno de Jornalismo (Grupo Se Liga na Mídia).

O evento contará com profissionais renomados de ambas as áreas, que irão compartilhar as suas experiências com o público presente. As palestrantes serão Patrícia Nobre (Jornalista Rede Bahia), Renata Melo (Publicitária da Leiaute Propaganda), Heloísa Sampaio (Jornalista/Professora da FACOM) e Samantha Cardoso (Publicitária). A mediação da mesa ficará por conta da Jornalista, Professora e Auxiliar de Coordenação dos Cursos de Jornalismo e Publicidade da Faculdade, Wilma Nascimento.

A nomeação de Seminário Solidário foi feita pelos próprios alunos que tiveram a idéia de arrecadar alimentos para doação. Com isso, a entrada custa 1 kg de alimento não perecível. Todos os alimentos arrecadados serão doados ao Grupo de Fraternidade Leopoldo Machado. (www.leopoldomachado.com.br)

O Grupo Se Liga na Mídia, alunos do 2º semestre de Jornalismo – Noturno, vem tendo muito destaque no decorrer do curso devido aos seminários produzidos. No primeiro semestre do ano os alunos produziram o seminário com tema “Imagem, Mídia e Violência”, já no início do semestre atual abriram espaço para a discussão sobre o drama da “Violência contra a Mulher”. Todos tiveram grande sucesso sendo noticiado na mídia em geral.

Agora é a vez de discutirem sobre o próprio caminho a ser traçado na vida profissional. Participe e faça uma boa ação trazendo o seu alimento para doação. Mais informações, acesse www.seliganamidia.blogspot.com ou pelo email jdacidade01@hotmail.com.


Tiago Araújo
Assessor de Comunicação / Graduando de Jornalismo
(71) 8168-9417 / 8607-2643

sexta-feira, 19 de novembro de 2010


quarta-feira, 17 de novembro de 2010

JORNALISMO X PUBLICIDADE

A Publicidade vende idéias, seduz, cria necessidades. O Jornalismo conta histórias, entretém, informa a sociedade. Em comum, as duas profissões produzem conteúdo.
Publicidade é a comunicação impessoal de informação normalmente pagos e, geralmente de natureza persuasiva sobre produtos, serviços ou idéias por patrocinadores através de vários meios de comunicação.

Jornalismo é uma disciplina de escolhas, verificação e análise de informações coletadas sobre os eventos atuais, incluindo tendências, problemas e pessoas. O Jornalismo é às vezes chamado de “primeiro rascunho da história”.

As duas profissões começam sua caminhada lado a lado dentro das universidades, tomando seus rumos no decorrer do curso. Os publicitários e os jornalistas estão sempre juntos, ou pelo menos, uma boa parte, pois ambos os profissionais tem a consciência de que necessitam um do outro. O Jornalismo leva a informação, têm os meios, os veículos. Por sua vez a Publicidade vende, mantém esses veículos circulando.

Mas também há aqueles que não pensam dessa forma, que caminham com a certeza de que ambas as profissões independem uma da outra, cada qual tem sua linha pré-definida.
Essa discussão é bem vasta, e cada profissional da área tem sua opinião formada sobre o assunto. O importante é que independente de lado cada um entende que as duas profissões são de importância fundamental para a Comunicação Social.


Heron Lessa

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Porque SOLIDÁRIO?



Todos alimentos arrecadados serão doados para o Grupo de Fraternidade Leopoldo Machado.

Conhecendo um pouco do Grupo...


O GFLM tem na doutrina espírita a nossa base fundamental para os trabalhos voltados a educação e a caridade para todos que chegam ao centro.
O grupo entende que a casa como toda casa espírita é um coração aberto ao sofrimento das criaturas e educandário para os que buscam ampliar a sua instrução e conhecimento do espiritismo.
Se dedicam com seriedade, com o mandamento maior da doutrina espírita que é: Fora da caridade não há salvação! Nas reuniões doutrinárias, nas reuniões mediúnicas, grupos de estudo, biblioteca e atendimentos aos mais necessitados, pautam pela sinceridade e alegria de servir. A casa funciona de segunda a sábado e fica a disposição para atendê-lo.

O GFLM está localizado no seguinte endereço: Av. Vasco da Gama, 248 Dique do Tororó - Salvador-Bahia-Brasil CEP.: 40240-090

Mais informções através do site http://www.leopoldomachado.com.br/

E-mail: atendimento@leopoldomachado.com.br
Tel.: 071 3382-1162



quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Agradecimentos

Toda a Turma de Jornalismo Noturno II Semestre, agradece a participação de todos os envolvidos no evento, dos graduandos, funcionários da Faculdade, professores, coordenação, amigos e principalmente aos palestrantes.
O evento foi um verdadeiro sucesso. Pelo menos nessa noite o tema “Violência Contra Mulher” teve a importância que o problema merece. Ouvimos histórias, relatos, depoimentos de muita gente, frases e textos que nos fizeram refletir e pensar.
É certo que o tema é bem amplo e requer um estudo mais apurado e avançado, mais nós estudantes de Jornalismo da Faculdade da Cidade, acreditamos que são pequenos passos que começam uma grande caminhada, e esses passos foram dados. Agora é com cada um, pois todos que estavam naquele auditório têm o dever de não deixar se apagar as informações passadas, todo o conhecimento que foi adquirido tem que ser passado à diante.
E sempre vamos buscar essa paz, nós estaremos sempre de olho, prontos para novos desafios, afinal que Jornalistas seríamos nós se não nos preocupássemos com os problemas de nossa sociedade.

“A mulher deve ser lentamente decifrada, como o enigma que é: encanto a encanto.” (Coelho Neto)

A todos que entraram no Blog e que interagiram com agente, todos que postaram seus comentários, suas indignações no texto “Conhecendo o Problema”, o meu muito obrigado. Esperamos sempre poder contar com a ajuda e a colaboração de todos, pois acreditamos que a união faz a força.


Heron Lessa

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Chamada do Seminário