A Publicidade vende idéias, seduz, cria necessidades. O Jornalismo conta histórias, entretém, informa a sociedade. Em comum, as duas profissões produzem conteúdo.
Publicidade é a comunicação impessoal de informação normalmente pagos e, geralmente de natureza persuasiva sobre produtos, serviços ou idéias por patrocinadores através de vários meios de comunicação.
Jornalismo é uma disciplina de escolhas, verificação e análise de informações coletadas sobre os eventos atuais, incluindo tendências, problemas e pessoas. O Jornalismo é às vezes chamado de “primeiro rascunho da história”.
As duas profissões começam sua caminhada lado a lado dentro das universidades, tomando seus rumos no decorrer do curso. Os publicitários e os jornalistas estão sempre juntos, ou pelo menos, uma boa parte, pois ambos os profissionais tem a consciência de que necessitam um do outro. O Jornalismo leva a informação, têm os meios, os veículos. Por sua vez a Publicidade vende, mantém esses veículos circulando.
Mas também há aqueles que não pensam dessa forma, que caminham com a certeza de que ambas as profissões independem uma da outra, cada qual tem sua linha pré-definida.
Essa discussão é bem vasta, e cada profissional da área tem sua opinião formada sobre o assunto. O importante é que independente de lado cada um entende que as duas profissões são de importância fundamental para a Comunicação Social.
Publicidade é a comunicação impessoal de informação normalmente pagos e, geralmente de natureza persuasiva sobre produtos, serviços ou idéias por patrocinadores através de vários meios de comunicação.
Jornalismo é uma disciplina de escolhas, verificação e análise de informações coletadas sobre os eventos atuais, incluindo tendências, problemas e pessoas. O Jornalismo é às vezes chamado de “primeiro rascunho da história”.
As duas profissões começam sua caminhada lado a lado dentro das universidades, tomando seus rumos no decorrer do curso. Os publicitários e os jornalistas estão sempre juntos, ou pelo menos, uma boa parte, pois ambos os profissionais tem a consciência de que necessitam um do outro. O Jornalismo leva a informação, têm os meios, os veículos. Por sua vez a Publicidade vende, mantém esses veículos circulando.
Mas também há aqueles que não pensam dessa forma, que caminham com a certeza de que ambas as profissões independem uma da outra, cada qual tem sua linha pré-definida.
Essa discussão é bem vasta, e cada profissional da área tem sua opinião formada sobre o assunto. O importante é que independente de lado cada um entende que as duas profissões são de importância fundamental para a Comunicação Social.
Heron Lessa
Nenhum comentário:
Postar um comentário