CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

AGUARDEM O PRÓXIMO CONVIDADO

terça-feira, 21 de setembro de 2010

ENCONTRO – Violência Contra Mulher. Mídia e a Lei Maria da Penha.

Em sua segunda edição o Projeto Se Liga na Mídia promove o encontro com o tema: Violência Contra Mulher, mídia e a Lei Maria da Penha. Promovido pelos alunos do curso de Jornalismo da Faculdade da Cidade do Salvador convidamos a comunidade acadêmica e a sociedade baiana para refletir e problematizar as diversas formas de manifestação da violência contra a mulher na contemporaneidade, sobretudo a violência ofertada à sociedade pelas imagens midiatizadas, pelas TVs, fotografias, vídeos e imagens computadorizadas, bem como atenção e tratamento concedido ao tema da Violência contra a mulher.

“Na esfera jurídica, violência significa uma espécie de coação, ou forma de constrangimento, posto em prática para vencer a capacidade de resistência de outrem, ou a levar a executá-lo, mesmo contra a sua vontade.” Renato Ribeiro Velloso

Traremos a questão dos crimes passionais que envolvem anônimos e famosos, a maneira como os meios de comunicação tratam as mulheres, muitas vezes como sendo elas as causadoras das agressões cometidas por seus parceiros fazendo um comparativo das mudanças com o surgimento da Lei Maria da Penha. Também vamos levantar a questão da violência imagética promovida pela publicidade, os reflexos dentro da sociedade a nível nacional permeando a esfera internacional.

Pensar como as imagens afetam e disseminam a realidade da violência pela exposição visual, pela violência simbólica das mercadorias-imagens, sobretudo a violência verbal e física além da aplicabilidade das leis de proteção as mulheres.


Produção: Alunos do Curso de Jornalismo

Orientação: Profª. Wilma Nascimento
Coordenação do Curso de Jornalismo
Faculdade da Cidade do Salvador

2 comentários:

  1. Certa vez eu li: "O escândalo é necessário, mas ai de quem o pratique!" (Jesus o Cristo). Hoje entendo que, foi necessário a violência(o escandalo) contra uma mulher que LUTOU por seus direitos, para que hoje ouvesse uma lei que defenda a questão da violência doméstica, entre outros tipos violência que ferem fisica e psicologicamente a mulher, com essa lei- 11.340 Maria da Penha, "ai de quem o pratique". Parabéns pela iniciativa de abordar tal assunto e sucesso no encontro que irão realizar!

    ResponderExcluir